Notificações de dengue voltam a subir e Samonte ultrapassa 5 mil casos suspeitos

De acordo com os números do Boletim Epidemiológico de Arboviroses, emitido semanalmente pela Secretaria de Estado da Saúde, os números de notificações de dengue voltaram a preocupar. Santo Antônio do Monte chegou ao assustador número de 5.186 notificações de casos suspeitos da doença. Em Samonte, o número de notificações deu um salto de 741 casos suspeitos em apenas uma semana.

Uma das justificativas para o aumento repentino de número de casos é que os números são divulgados pelas secretarias de saúde de todos os estados brasileiros. Com os feriados da Semana Santa, pode ter havido atraso na coleta dos dados, que deverão refletir nas próximas semanas.

Desde 1º de janeiro até este mês de abril, o Brasil já registrou 1.116 mortes por dengue. Milhares de óbitos estão em investigação.

Depressão após febre virótica é normal e preocupante

Com o surto da doença, os especialistas estão percebendo algumas características até então desconhecidas da doença. Uma delas é a depressão, caracterizada pelo sentimento de fadiga e mialgia, a famosa “dor no corpo” e artralgia (dores nas juntas) que só eram percebidas nos primeiros dias da doença. Agora, pacientes informam que voltam a sentir esses mal-estares até seis meses depois de serem diagnosticados com a doença.

Também há relatos de casos de depressão, desassociada dos sintomas físicos. De acordo a dissertação de Hugo Miguel Ramos Vieira para o mestrado em Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, defendida em 2021, as pesquisas constataram uma relação direta e significativa entre o número de pacientes com doenças febris que desenvolveram depressão no processo de adoecimento, principalmente nos casos de Dengue e Chikungunya.

Assim como pessoas que possuem comorbidade necessitam cuidados especiais quando são diagnosticadas com Dengue, o mesmo procedimento deve ser adotado para pacientes ou familiares com histórico de depressão.

Fonte: Gazeta Montense

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?